domingo, 25 de julho de 2010

Do fim... Ou do começo?

O Fórum acabou, mas não a missão. Esta está apenas começando. E o primeiro compromisso desta missão é mostrar o que fizemos, e a que viemos. Hoje é o dia da abertura da 34ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco. Gente do mundo inteiro nos deu 10 minutos para mostrar tudo pelo que passamos nesses dez dias, e o que pretendemos para os próximos tempos. É suficiente? Provavelmente não, mas demos nosso melhor para cumprir nosso papel.

Partimos para o Teatro Nacional no início da tarde. É preciso ensaiar para que tudo corra bem na hora da apresentação. Temos nas mãos instrumentos de percussão, chocalhos de sementes, e disposição. No rosto, coragem. E na voz, atitude. Somos jovens, independe da idade que tenhamos.

O camarim parece frio e sem graça. Mas é aqui que temos de ficar até entrarmos no palco de uma vez. E nossa vez chega. As luzes se acendem. Entramos no palco e a platéia é grande. Mas mantemos a postura. Ensaiamos, sabemos porque estamos lá, e na hora de cantar, a voz não vacila.

Ao fim, Lê-se a carta. Nossas impressões, anseios, sugestões e compromissos. Essas são as coisas que estão ali. E são lidas nos idiomas que nos uniram durante todo o tempo. Espanhol e Português. Português e Espanhol. Entre nós, nos estendíamos, esperamos termos nos feito entender também.

Eu? Não, eu não estou no palco. Estou embaixo, fotografo, mas estou junto dos que lá estão, e por isso a primeira do plural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário